Cuidados essenciais
Além de muito amáveis são ótimas companhias, ter um animal em casa pode trazer muitas alegrias, mas antes de tomar essa decisão é preciso ter em mente que existem alguns cuidados essenciais.
1. Proteção
A proteção do animal é responsabilidade de seu dono, impedir que fiquem sozinhos na rua para evitar qualquer acidente que coloque o animal em risco, como brigas, atropelamentos ou pessoas com más intenções.
2. Alimentação
Uma alimentação de qualidade é indispensável para seu pet, por isso, sua ração deve estar dentro das características e faixa etária do animal. Além da água que deve estar sempre fresca.
3. Castração
A castração para o animal é muito mais do que não reproduzir, ela evita uma série de doenças e pode salvar a vida de seu pet. Doenças como, câncer, doenças uterinas, doenças prostáticas, podem ser evitadas através da castração, além de evitarmos superpopulação e abandonos.
4. Vacinação
Para cães e gatos o esquema vacinal é de acordo com sua espécie e características individuais. Ocorre de forma anual e só pode ser realizada por um médico veterinário. Vacinas previnem doenças graves que podem tirar a vida do animal, além de doenças que podem ser transmitidas para nós humanos.
5. Visitas ao veterinário
É de extrema importância levar seu pet ao veterinário pelo menos uma vez por ano, exames de rotina podem evitar diversas doenças. Esteja atento aos sinais e ao comportamento do seu animal, isso pode sinalizar doenças.
6. Higiene
Nos cães, o ideal é dar banho a cada 15 dias. Já nos gatos, este intervalo deve ser maior. Os primeiros banhos podem ser dados a partir de um mês de vida. Nesse processo, recomenda-se sabonetes e shampoos específicos e durante estes momentos, você observa melhor seu animal e, assim, pode notar algo diferente ou errado.
Cães e gatos também precisam de escovar os dentes, mas com produtos veterinários específicos, a frequência de escovação deve ser diária para evitar o acúmulo de tártaro e problemas na gengiva.
7. Passeios e brincadeiras
Animais também precisam de atenção. Por isso, é necessário passear regularmente com os cães e brincar com brinquedos. Assim, estimulamos tanto a parte física quanto a psicológica, ajudando a prevenir doenças causadas por estresse e obesidade.
No responses yet